Alimentação Saudável para o Planeta

Quanta comida é desperdiçada ?

De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Embrapa com apoio da Fundação Getúlio Vargas, uma família brasileira joga em média 128 quilos de alimentos no lixo por ano. Desses 128 quilos, 74kg são de arroz, carne e feijão.

Fazer compras do mês, um hábito muito comum das famílias brasileiras, pode levar à compras por impulso, o que faz com que você leve mais alimentos do que o necessário. É possível fazer o churrasco do final de semana com menos comida? Porquê temos medo de que falte comida? Assista esta nota do Jornal Nacional de Maio de 2019:

Desperdício de alimentos no Brasil, Nota do Jornal Nacional – Maio de 2019

A principal causa deste desperdício é a “cultura da abundância”, na qual acreditamos que é melhor sobrar do que faltar. Além disso, a maioria dos brasileiros preferem alimentos frescos e não comida requentada. Falamos muito da importância de ter uma alimentação saudável, mas que tanto pensamos na saúde do nosso planeta?

Se você parar para pensar, todos os dias desperdiçamos alimentos: no trabalho, em eventos e na nossa própria casa. A alimentação saudável deveria ser um conceito mais integral e a iniciativa semdesperdicio.org recomenda algumas dicas para diminuir o desperdício e cuidar melhor nosso planeta. Uma das dicas apresentadas é reaproveitar os alimentos em novas receitas e o SIM CHEF pode ajudar você a mudar seus hábitos!

SemDesperdício logo

Geralmente a comida que sobra é embrulhada em sacolas plásticas ou colocada em embalagens antes de serem jogadas fora. Esses materiais bloqueiam a entrada do ar necessário para finalizar o processo de degradação e os alimentos acabam sendo matéria orgânica preservada artificialmente por anos!

O que é Compostagem ?

A compostagem é a “reciclagem dos resíduos orgânicos”: é uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc) em adubo” 

Ministério do Meio Ambiente – Brasil
Compostagem doméstica
Fonte imagem: http://plac.srv.br/compostagem-entenda-como-esse-processo-natural-acontece/

A Compostagem é uma maneira de reduzir o volume de lixo produzido, destinando corretamente um resíduo que se acumularia nos lixões e aterros gerando mau cheiro e a liberação de gás metano (23 vezes mais destrutivo que o gás carbônico) e chorume (líquido que contamina o solo e as águas). Hoje, cerca de 55% do lixo produzido no Brasil é composto por resíduos orgânicos que sofrem o soterramento nos aterros e lixões, impossibilitando sua biodegradação.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais da metade da produção de lixo proveniente das casas brasileiras poderia ser evitada e transformada em adubo se todos fizéssemos compostagem doméstica.

Fernanda Cortez, da empresa Menos 1 Lixo, mostra tudo o que você precisa saber para fazer compostagem doméstica. Podemos sim contribuir com uma alimentação saudável e ao mesmo tempo sustentável para nosso planeta!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: